29 de julho de 2010
Contabilização de Resíduos Sólidos
16 de julho de 2010
BP afirma que conseguiu paralisar vazamento no Golfo
Amigos,
Parece que a empresa petroleira britânica British Petroleum conseguiu paralisar o vazamento de óleo no golfo do México. Porém o local deve ser monitorado até que a empresa sele o poço com concreto!
O vazamento parou, porém a tragédia ambiental na região afetada pelo vazamento continuará por muitos anos.
Cabe uma reflexão, com relação a nossa sociedade consumista e petrolífera e o nosso modo de vida.
informações: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/07/100715_bpvazamentofn.shtml
8 de julho de 2010
Passos Trocados
A caminhada para um ambiente equilibrado vem se dando em passos trocados: para frente e alguns para trás.
Equanto avançamos em um ponto, ao aprovar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que União, Estados e municípios elaborem planos para tratar de resíduos sólidos e que proíbe lixões, retrocedemos em outro ao aprovar, também, o substitutivo do deputado Aldo Rabelo para modificação do Código Florestal. Nessa proposta é concediada anestia a crimes ambientais e a redução da reserva legal em propriedades.
O prosta do deputado ainda deve passar pelo plenário da Casa e pelo Senado, por isso, ainda há tempo de tentar mobilizarmos para a não aprovação do substitutivo.
5 de julho de 2010
Energia barata e mais sustentável
22 de junho de 2010
2 mil baleias mortas por ano e Comissão Baleeira Internacional sob suspeitas de corrupção
A 62ª sessão da Comissão Baleeira Internacional (CBI) acontece em Agadir, no Marrocos, com o objetivo de chegar a um acordo entre favoráveis e contras à caça. A expectativa é colocar um ponto final a 25 anos de conflito entre seus membros, que se desentendem desde a entrada em vigor, em 1986, da moratória à caça.
Contrariando a esperança de uma resolução justa desse entrave, uma reportagem do Sunday Times aponta que, a fatura de hotel em Agadir, do presidente da reunião, Anthony Liverpool, está sendo paga por um empresário japonês. O jornal informou ainda que representantes africanos e caribenhos admitiram ter votado a favor da caça, após terem recebido promessas de ajuda, dinheiro e prostitutas do Japão.
Além disso, dois dias de reunião será de portas fechadas, que segundo a CBI é para passificar o terreno de reunião e facilitar um acordo. Nesse caso, ONG´s internacionais contra a caça ficarão fora do debate.
A 25 anos um acordo não é firmado, enquanto isso 2 mil baleias morrem todos os anos.
16 de junho de 2010
2 de junho de 2010
Ação de Limpeza da Foz do Rio Jucu
27 de maio de 2010
Morrre o Sr. das Orquídeas
O Instiuto Ecológico LunarMaria presta sua homenagem ao capixaba fundamental para o estudo e preservação da natureza, em especial da Mata Atlântica. Foi o homem Roberto Kautsky mas fica seu legado.
Que esse legado seja absorvido e retransmitido principalmente hoje no Dia Nacional da Mata Atlântica.
http://www.institutokautsky.org.br/srs_instituto.html
18 de maio de 2010
Dia 17 de maio iniciou o 1º Forúm Ambiental UP, proporcionando aos alunos de ensino médio o contato com as questões atuais que envolvem o meio ambiente. A apresentação ocorreu na unidade de Jardim da Penha, dia 17, e a participação do Instituto Ecológico LunarMaria deveu-se a colaboração do Prefessor Doutor Gilberto Fonseca Barroso, do Laboratório de Limnologia e Planejamento Ambiental da UFES, que apresentou e esclareceu os conflitos de uso que envolvem o ambiente costeiro.
No dia 20 de maio foi a vez da unidade de Vila Velha e o palestrante coloborador do LunarMaria foi o Biólogo José Wilker, que de maneira criativa abordou os problemas mais comuns às bacias hidrográficas.
A educação ambiental formal (em sala de aula) deve, sempre que possível, fazer a interação das demais disciplinas curriculares, aliando a problemárica que envolve o meio ambiente às questões sociais, culturais e econômicas.
O LunarMaria agradece ao Dr. Gilberto Barroso do Laboratório de Limnologia e Planejamento Ambiental da UFES e ao Biólogo José Wilker pela prontidão em colaborar com o LunarMaria na propagação do conhecimento ambiental.
15 de maio de 2010
LunarMaria na Escola
Na semana passada o Instituto Ecológico LunarMaria apresentou na Escola Oceano Atlântico, em Vila Velha, uma aula palestra sobre Animais Aquáticos para alunos de 10 anos de idade. Dessa vez, numa parceria com a Escola UP, o LunarMaria conduzirá uma palestra para alunos do ensino médio, abordando a temática "Oceanografia e Conservação". A palestra será na Escola Up de Jardim da Penha no horário das 16:30.
A educação ambiental deve está presente em todo o processo educacional, de maneira criativa e multidisciplinar, interagindo com as disciplinas tradicionais curriculares. Assim envolvemos com mais efetividade os jovens para as questões ambientais.
Marque uma visite do LunarMaria à sua instituição.
Contato: institutolunarmaria@gmail.com
14 de maio de 2010
Pré-sal. Estamos preparados?
O vazamento de petróleo no Golfo do México sem dúvida pós em cheque toda a industria do petróleo, não apenas pelos riscos ambientais, mas também sobre a capacidade técnica de exploração e contenção de acidentes. No Brasil o sinal vermelho também foi aceso.
Confira mais em:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100514/not_imp551611,0.php
5 de maio de 2010
LunarMaria na sala de aula
No dia 4 de maio, o Instituto Ecológico LunarMaria apresentou na Escola Oceano Atlântico, em Vila Velha, uma aula-palestra sobre " Animais Aquáticos" para alunos de faixa etária média de 10 anos. O responsável pela aula foi o oceanógrafo Gregório Teixeira, que abordou o tema de forma a envolver os aulunos para as questões ecológicas do ambiente aquático.
A educação ambiental deve permear o aprendizado das crianças desde cedo, de maneira criativa e multidisciplinar, interagindo com as disciplinas tradicionais curriculares. A iniciativa das instituições de ensino em incorpora a educação ambiental reflete o comprometimento com a qualidade de vida das futuras gerações.
Marque uma visite do LunarMaria a sua instituição .
“Desenvolvimento da consciência crítica, estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais”. Lei da Educação Ambiental
Contato: institutolunarmaria@gmail.com
1 de maio de 2010
Peixe Vivo
As ações ambientais cada vez mais devem se ater as espectativas das comunidades locais. O apoio, consenso e conhecimento dessas populações sem dúvida é um ponto chave. Em maior escala, a "comunidade global" deveria refletir sobre nosso "comunidade local", a Terra.
16 de abril de 2010
O mais importante é a mensagem
Hotel na Dinamarca oferece refeições grátis aos hospedes em troca de pedaladas.
As bicicletas estão ligadas a geradores energia e acendará algumas luzes. o Hotel diz que o principal objetivo é instigar o debate sobre consumo de energia. A iniciativa é importante para divulgar e incentivar a pesquisa de matrizes energéticas alternativas.
O Hotel jé tem um histórico de medidas ambientalmente corretas, já que ultilizam 2500m2 de painéis solares.
10 de abril de 2010
Qual a relação da Nestlé com a derrubada das florestas tropicais?
http://www.greenpeace.org.br/kitkat/
6 de abril de 2010
"Madeira de plástico"
Algumas empresas brasileiras estão investindo na fabricação de um produto que usa plástico para confecção de peças que imitam a madeira. Essa tecnologia foi importada dos estado Unidos, onde já vem sendo utilizada em larga escala.
O produto pode ser usado para fazer deques, móveis, bancos de praças, dentre outros produtos. Sua durabilidade estimada é de 50 anos sem necessidade de nenhum tipo de manutenção. As empresas que desenvolvem esse material recolhem o plástico de catadores de lixo e de empresas, colaborando para a diminuição desse material em aterros sanitários.
Sem dúvida a notícia é boa, mas alguns pontos devem ser levados em consideração, tais como: o processo gera algum poluente grave, se as empresas estão adotando medidas mitigatórias para minimizar possíveis danos ambientais, se em longo prazo o material degradado poderá ser mais prejudicial, dentre outras considerações.
Minimizando esses possíveis danos, agora é só incentivar o uso do material e comemorar a permanência de mais árvores em pé. Pelo menos das que seriam cortadas pela indústria moveleira, pois ainda temos grandes desafios a serem superados, principalmente relacionados a agro-pecuária.
1 de abril de 2010
Política Ambiental brasileira
Ontem, dia 31 de março, diversos Ministros abandonaram seus cargos para disputarem as próximas eleições. Dentre eles o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, que assumiu após a entrega do cargo pela ex-ministra Marina Silva, em maio de 2008, em função da “insuficiente sustentação política”.
Durante o período de Ministério de Carlos Minc foram criadas apenas sete unidades de Conservação e mais de 800 licenças emitidas pelo Ibama (prévias, de instalação e de operação), mais de 200 para obras do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.
Em seu mandato um dos avanços mais notórios foi o crescimento das redes de monitoramento por satélite e a redução do desmatamento na Amazônia. Ao comentar a saia dos ministros, Lula, deixou claro para os secretários de gabinete que forem assumir para não “inventarem moda” e apenas darem continuidade a política já adotada. No caso do MMA, a secretária a assumir é a bióloga Izabelle Teixeira. Na agenda para os últimos meses de governo, estão a consolidação da legislação sobre as mudanças climáticas, do Fundo Amazônia e de temas menos consensuais como a reforma do Código Florestal e as alterações nas regras do licenciamento ambiental.
22 de março de 2010
Dia Internacional da Água
Hoje, no dia Internacional da Água coincide com o início das atividades em nosso Blog, estando 1 ano no ar ajudando a divulgar notícias relacionadas ao Meio Ambiente.
Durante algumas semanas nos mantivemos afastados, mas na comemoração do Dia Internacional da Água o Blog e demais atividades do LunarMaria voltam à ativa.
Contamos com o apoio de todos para fomentar a temática Ambiental, participando conosco de comentários e novas idéias.
Nesse Dia Internacional da Água parabenizamos a todos que colaboram para a manutenção de uma água de qualidade e abundante.