19 de novembro de 2009

"Rio pro Mar"

Foto: Lucas B.C.

As nascentes dos rios que forma o Rio Doce brotam de serras como a da Mantiqueira, no Estado de Minas Gerais. Até o seu encontro com o mar, no vilarejo de Regência, são aproximadamente 853 km. No percurso parte do rio é deixado para trás e parte de onde ele passa é levado junto ao oceano. Os rios são assim.
Mas a foz do Doce é que destacaremos hoje, apesar de não virarmos as costas para o continente. Ao visitar a praia de Regência é possível comprovar que o Rio Doce está fazendo o que é inerente aos rios: correr para o mar. Como mostra a foto acima, além do lindo pôr do sol possível de desfrutar no local, vê-se uma quantidade absurda de lixo no espraiamento, consequente da contribuição desastrosa dos lugares por onde o Doce passa. O reflexo na areia (mostrado na foto) trata-se de plástico, não sendo esse o único lixo encontrado. Brinquedos, garrafas de vidro, restos de utensílios domésticos, embalagens de diversos materiais, é possível encontrar de tudo nas areia da vila de pescadores.
Grande parte do lixo lançado ao longo dos seus 853 km vem parar na praia de Linhares, trazendo consequencias desastrosas ao ambiente costeiro. O LunarMaria espera que na gestão integrada das bacias o funcionamento seja de fato mais integrado, levando em consideração os diversos fatores que interagem com as bacias de drenagem dos rios. Lembrando sempre que os rios correm para o mar, assim como todas as coisas que neles são jogadas. Fiquemos apenas com o pôr do sol.
Mais Rio Doce em : http://www.ana.gov.br/cbhriodoce/bacia/caracterizacao.asp

Foto: Lucas B.C.