10 de abril de 2010

Qual a relação da Nestlé com a derrubada das florestas tropicais?

Para a produção de um de seus chocolates a Nestlé compra um óleo de empresas que derrubam a floresta tropical da Indonésia. Entra no site abaixo e conheça melhor essa história e mande seu recado para a Nestlé
http://www.greenpeace.org.br/kitkat/

6 de abril de 2010

"Madeira de plástico"




Algumas empresas brasileiras estão investindo na fabricação de um produto que usa plástico para confecção de peças que imitam a madeira. Essa tecnologia foi importada dos estado Unidos, onde já vem sendo utilizada em larga escala.

O produto pode ser usado para fazer deques, móveis, bancos de praças, dentre outros produtos. Sua durabilidade estimada é de 50 anos sem necessidade de nenhum tipo de manutenção. As empresas que desenvolvem esse material recolhem o plástico de catadores de lixo e de empresas, colaborando para a diminuição desse material em aterros sanitários.

Sem dúvida a notícia é boa, mas alguns pontos devem ser levados em consideração, tais como: o processo gera algum poluente grave, se as empresas estão adotando medidas mitigatórias para minimizar possíveis danos ambientais, se em longo prazo o material degradado poderá ser mais prejudicial, dentre outras considerações.

Minimizando esses possíveis danos, agora é só incentivar o uso do material e comemorar a permanência de mais árvores em pé. Pelo menos das que seriam cortadas pela indústria moveleira, pois ainda temos grandes desafios a serem superados, principalmente relacionados a agro-pecuária.