7 de abril de 2009

Dragagem do Porto de Vitória

                                                                                          Foto: PMV

Após quase 3 horas de explicações, reclamações e muitos pontos de vista divergentes, teve-se fim a terceira audiência pública sobre a Dragagem do Porto de Vitória, ocorrida no último dia 30 de Março na Câmara dos Vereadores de Vitória. O Instituto LunarMaria, participou da reunião.

Dentre as principais pontos destacados pelos contra-intervenção no porto destaca-se as preocupação com as possíveis perdas bióticas e de habitat após as detonações das rochas presentes na baía, a maneira que será feito o descarte das rochas e sedimentos da operação (local de bota fora) e os estudos do impacto sócio-econômico do empreendimento. 

Justificados pela maior segurança de operação do porto e pelo acesso de navios de maior calado, o presidente da CODESA, José Ricardo Ruschel dos Santos, e o representante do IEMA na audiência, defenderam com todo o fervor a implantação do porto. Indicando, principalmente, como benefícios à melhoria na logística de exportação de produtos capixabas e o aumento da arrecadação de impostos pela Prefeitura de Vitória. 

A Licença Prévia para o empreendimento já foi concedida pelo IEMA, sendo que, mais alguns estudos foram exigidos. O Instituto LunarMaria, prevendo a ajuda de demais representantes civis, irá acompanhar de perto o processo de licenciamento da atividade de dragagem, exigindo que os estudos sócio-econômicos sejam devidamente elaborados, assim como, os demais estudos relacionados com a hidrodinâmica do novo canal da baía (pós-dragagem), do local de bota fora e das consequências para a biota.

A próxima audiência pública está prevista para o dia 15 de Abril, na Câmara de Vereadores de Vila Velha, o Instituto LunarMaia, conta com a participação de todos para que a melhor decisão seja assumida, e que seja ela em prol da vida e não da ganância econômica.