7 de abril de 2009

Dragagem do Porto de Vitória

                                                                                          Foto: PMV

Após quase 3 horas de explicações, reclamações e muitos pontos de vista divergentes, teve-se fim a terceira audiência pública sobre a Dragagem do Porto de Vitória, ocorrida no último dia 30 de Março na Câmara dos Vereadores de Vitória. O Instituto LunarMaria, participou da reunião.

Dentre as principais pontos destacados pelos contra-intervenção no porto destaca-se as preocupação com as possíveis perdas bióticas e de habitat após as detonações das rochas presentes na baía, a maneira que será feito o descarte das rochas e sedimentos da operação (local de bota fora) e os estudos do impacto sócio-econômico do empreendimento. 

Justificados pela maior segurança de operação do porto e pelo acesso de navios de maior calado, o presidente da CODESA, José Ricardo Ruschel dos Santos, e o representante do IEMA na audiência, defenderam com todo o fervor a implantação do porto. Indicando, principalmente, como benefícios à melhoria na logística de exportação de produtos capixabas e o aumento da arrecadação de impostos pela Prefeitura de Vitória. 

A Licença Prévia para o empreendimento já foi concedida pelo IEMA, sendo que, mais alguns estudos foram exigidos. O Instituto LunarMaria, prevendo a ajuda de demais representantes civis, irá acompanhar de perto o processo de licenciamento da atividade de dragagem, exigindo que os estudos sócio-econômicos sejam devidamente elaborados, assim como, os demais estudos relacionados com a hidrodinâmica do novo canal da baía (pós-dragagem), do local de bota fora e das consequências para a biota.

A próxima audiência pública está prevista para o dia 15 de Abril, na Câmara de Vereadores de Vila Velha, o Instituto LunarMaia, conta com a participação de todos para que a melhor decisão seja assumida, e que seja ela em prol da vida e não da ganância econômica.


7 comentários:

  1. Valew Lucas pela divulgação,
    Dia 15 estaremos lá na câmera de Vereadores de Vila Velha...

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo esclarecimento acerca do assunto Lucas.
    Acredito que uma reduzida parcela da polpulação tem ciência do que esta de fato ocorrendo e os possiveis resultados que essas obras irão gerar, resultados tanto ecológicos como sociais que podem atingir e provavelmente irão, a população (alem da questão de fauna e flora local).
    Lembrando que as obras que serão realizadas no porto contarão com a utilização de verba pública, ou seja, o dinheiro arrecadado com os impostos, que outrora poderia estar sendo usado para melhorias de qualidade de vida entre outras melhorias para a população.
    Todos sabem as condições da cidade e das vias públicas, sem contar no sério problema de falta de arborização urbana existente nas cidades do ES, claro que falo com maior conciencia sobre Vitória e Vila Velha, mas não acredito que seja diferente nas demais cidade.
    vamos exercer nosso direito e dever de ser um cidadão participativo.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Bem, o investimento gerado ou não por nossos impostos irá ser benefico notoriamente toda a população capixaba, quando os pequenos empreendedores estiverem exportando e as melhorias as vias de acesso ao porto estiverem melhores, tenho certeza que muitas pessoas não pensaram como vc (caro colega Rodrigo).

    Um grande abraço!
    Ah... aguarde e verá!

    ResponderExcluir
  4. Espero que esse quando não demore muito não é?

    E mesmo quando o "quando" acontecer, imagino que seja válido as pessoas se preocuparem com a utilização de verba pública.

    A minha maior preocupação de fato algum se limita ao empresariado, e sim a população de forma geral. Enfim, alguns preferem comprar o peixe ao invés de aprender a pescar. Eu ainda gosto muito de pescar.

    Ahhh.. Quem viver verá!

    abrá

    ResponderExcluir
  5. O projeto que está sendo elaborado
    irá trazer muitos benefícios
    Aguardem !

    ResponderExcluir
  6. Genate a discursão continua...Procurem a ASS Moradores Da Praia da Costa ou o Vereador BABA

    ResponderExcluir
  7. A questão não é continuar ou não as obras, a validade delas ou não, é claro q se tratando de um investimento do dinheiro público é sempre importante saber...mas a questão é como será realizada a obra, as preocupações que serão levantadas em relação ao meio ambiente... podemos ter melhorias na questão do comércio e etc, isso é ótimo, porém temos que analisar as coisas numa questão mais ampla, e exigir um trabalho bem feito e responsável.

    ResponderExcluir