26 de junho de 2009

Ação - Limpeza Pedra da Sereia - LunarMaria


Nesse último Domingo, 21 de junho, pós as “comemorações” da semana de Meio Ambiente, o Instituto LunarMaria continuou suas ações em prol de um ambiente sustentável. Na manhã ensolarada, 5 membros do Instituto munidos de sacolas plásticas, luvas e lanças (não manipulada como instrumento de repressão) recolheram na Pedra da Sereia, na Praia da Costa, Vila Velha, o lixo encontrado durante o passeio de domingo.

Durante o encontro foi possível coletar um total de duas sacolas cheias de lixo, de 20 litros. Os resíduos, em sua maioria, era de origem inorgânica (lixo seco) dos mais diversos tipos: embalagens, principalmente de alimentos e bebidas, preservativos, sacolinhas de picolé, sacolas plásticas, dentre outros.

O mais importante da ação, mais ainda que a remoção do meio ambiente o lixo que causaria diversos prejuízos ao ambiente costeiro, foi o impacto junto aos utilizadores do local e o diagnostico possível de ser feito com o lixo recolhido.

Quanto aos “espectadores” foi possível observar uma certa comoção em relação ao ato, mesmo que momentânea, uma vez que eles nos questionavam quanto à ação: dizendo que costumam destinar corretamente o lixo, indicando locais onde acumulam lixo, propondo idéias para diminuir a poluição e nos entregando seus lixos. Percebe-se uma vontade de modificação, uma consciência ecológica subconsciente, necessitando, no entanto, de uma remodelagem.

Já da avaliação possível de ser feita do lixo, constatou-se o predomínio de embalagens de produtos, em sua maioria alimentícios e de bebidas. Verifica-se uma ineficiência ambiental nessas embalagens, uma vez que, são excessivos os elementos associados ao recipiente do produto. Por exemplo: em garrafas de refrigerante, além do recipiente, o rótulo e a tampa são possíveis poluidores e geradores de problemas ambientais. Uma alternativa seria a utilização preferencial de recipientes retornáveis de vidro, que, além disso, não apresentam rótulos.

Em algumas semanas o LunarMaria tornará a fazer ações diretas como a do último domingo. Com uma maior divulgação, espera-se a participação de voluntários para aumentar o impacto junto da sociedade e para fortalecermos a corrente de ações de melhoramento dos problemas relacionados ao lixo.

23 de junho de 2009

Novas espécies pelo mundo!





A ONG Conservação Internacional (CI) descobriu recentemente um total de 12 novas espécies animais em uma floresta do sudoeste do Equador, além de 11 espécies em via de extinção.

Resultados como estes demonstram a importância do Princípio da Precaução previsto na Constituição Federal, que menciona que a perda de bens naturais é irreparável, e que, na incerteza científica do malefício de uma ação ao Meio Ambiente, deve-se optar pelo abandono de tal intento.

Com o advento da biotecnologia, juntamente com a descoberta de novas espécies, é imprescindível o esforço na preservação de ambientes e, consequentemente, de espécies que neles vivem, haja visto o vasto banco genético possível de exploração.

Além da utilização de espécies no tratamento de doenças e demais benefícios possíveis com avanço da engenharia genética, preservar a natureza deve fundamentar-se em si próprio; pelo simples respeito aos demais “atores” do nosso planeta.

Confira mais fotos das espécies descobertas em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/06/090617_animaisgaleriaml.shtml