28 de maio de 2009

Nada a ser comemorado no Dia da Mata Atlântica! (27 de Maio)




 Mata Atlântica - Mata perene, com vegetação        perenifólia, sempre verde.        

              Cada vez menos!                       

27 de maio de 2009

Pressão Sobre Recifes de Coral

                                                                           foto: site MMA

A vasta costa do Brasil garante diversas riquezas ao nosso país, mas também implica em diversas responsabilidades, e uma delas é a de garantir a conservação dos recifes de corais do Atlântico Sul. 

No último dia 22, a Secretaria de Biodiversidade e Florestas lançou um sumário da publicação “Status dos Recifes de Coral do Mundo” da Rede Mundial de Monitoramento de Recifes de Coral (GCRMN, na sigla em inglês) que inclui a situação de recifes de corais de 96 países. 

“As constatações são preocupantes: em muitos deles os corais padecem de doenças e infecções, sufocados por poluição e sedimentos. Em outros, a ameaça é a proliferação de espécies invasoras, como o coralTubastrea.(Ministério do Meio Ambiente). O relatório constatou também os benefícios nas áreas em que estão submetidas a planos de manejo. 

Esperamos que a ampliação das áreas protegidas na costa brasileira seja uma meta seriamente assumida pelo governo, reconhecendo os benefícios os oriundos da preservação de áreas de manguezal, recifes de corais, lagunas e outros ambientes costeiros.