Algumas empresas brasileiras estão investindo na fabricação de um produto que usa plástico para confecção de peças que imitam a madeira. Essa tecnologia foi importada dos estado Unidos, onde já vem sendo utilizada em larga escala.
O produto pode ser usado para fazer deques, móveis, bancos de praças, dentre outros produtos. Sua durabilidade estimada é de 50 anos sem necessidade de nenhum tipo de manutenção. As empresas que desenvolvem esse material recolhem o plástico de catadores de lixo e de empresas, colaborando para a diminuição desse material em aterros sanitários.
Sem dúvida a notícia é boa, mas alguns pontos devem ser levados em consideração, tais como: o processo gera algum poluente grave, se as empresas estão adotando medidas mitigatórias para minimizar possíveis danos ambientais, se em longo prazo o material degradado poderá ser mais prejudicial, dentre outras considerações.
Minimizando esses possíveis danos, agora é só incentivar o uso do material e comemorar a permanência de mais árvores em pé. Pelo menos das que seriam cortadas pela indústria moveleira, pois ainda temos grandes desafios a serem superados, principalmente relacionados a agro-pecuária.
6 de abril de 2010
"Madeira de plástico"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário