22 de junho de 2010

2 mil baleias mortas por ano e Comissão Baleeira Internacional sob suspeitas de corrupção

foto: AP

A 62ª sessão da Comissão Baleeira Internacional (CBI) acontece em Agadir, no Marrocos, com o objetivo de chegar a um acordo entre favoráveis e contras à caça. A expectativa é colocar um ponto final a 25 anos de conflito entre seus membros, que se desentendem desde a entrada em vigor, em 1986, da moratória à caça.

Contrariando a esperança de uma resolução justa desse entrave, uma reportagem do Sunday Times aponta que, a fatura de hotel em Agadir, do presidente da reunião, Anthony Liverpool, está sendo paga por um empresário japonês. O jornal informou ainda que representantes africanos e caribenhos admitiram ter votado a favor da caça, após terem recebido promessas de ajuda, dinheiro e prostitutas do Japão.

Além disso, dois dias de reunião será de portas fechadas, que segundo a CBI é para passificar o terreno de reunião e facilitar um acordo. Nesse caso, ONG´s internacionais contra a caça ficarão fora do debate.

A 25 anos um acordo não é firmado, enquanto isso 2 mil baleias morrem todos os anos.

32 comentários:

  1. Gostaria de saber por que é que nós humanos, com toda nossa capacidade racional, damos funçoes há algumas especies e outras nao? Por que todas nossas ações sao voltadas apenas para nosso interesse e nao ao bem comum? Milhares de pessoas se sensibilizam com a morte de baleia e golfinhos, achamos um absurdo que se mate dessa forma tao cruel.
    Bom, passado algumas horas chegamos em nossa casa e comemos uma muqueca de cação (cadaver de peixe), um bife de boi ou porco (hum!!! que delicia!!) e nem mesmo pensamos que aquele tambem é um animal capaz de sentir dor e que quer continuar vivo com a mesma intensidade que nós mesmos!!

    Se formos para ser ambientalistas, temos que ser por todas as frontes, nao por uma ou outra, pois a o mundo é holistico e nao compartimentado. Enquanto continuarmos com a velha visao antropocentrica de que nossa Gaia existe apenas para nosso usofruto nao conseguiremos nunca avançar em questoes praticas.
    Portanto pensar em salvar alguns e comer outros, meio a destruição de florestas e habitats para o cultivo de ração e produção de carne, é no minimo um absurdo...
    Valew!!!

    ResponderExcluir
  2. panta... faz até sentido o que você coloca neste comentário... porem... comer outros seres... assim como plantas tambem faz parte da cadeia alimentar ao meu ver... a preocupação minha .. é com o meio ambiente de forma geral ... poluição, desmatamento etc... que não envolve somente animais e matança... outro ponto interessante é que um instituto ... ong entre outros tende a focar em certo ponto ... tornando assim o trabalho mais praticavel... o lunarmaria esta voltado as questões ambientais em relação a área costeira, o SOS mata atlantica a mata atlantica e por ai vai... não devemos acreditar que todos que trabalham defendendo a existencia das espécies e sobrevivencia do planeta, são vegetarianos e que se quer pisam na grama... admiro quem luta por essa causa... mas na minha opinião é uma questão que esta mais voltada para o "modismo", ignorancia e extremismo que realmente preocupação.

    :)

    parabens pela preocupação ... continue assim

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Cadeia Alimentar?? Comer baleia e tartaruga tambem faz parte da cadeia alimentar, oras!! Nao entendo essa colocação sua, meio ambiente de forma geral. Isso seria o que? Se envolver com questoes superficiais sem mudar a si proprio, radicalmente? Extremista é uma coisa, radical é outra, acho que existe uma certa confusao entre os termos?
    A atividade de produção de carne nao provoca desmatamento e coisas mais. Será que voce saberia dizer qual atividade trucidou o cerrado, o pantanal e inclusive nossa querida mata atlantica? sem dizer agora a Amazonia.
    Acho que os ambientalistas que comem carne só a comem por falta de informação ou pura e simplismente preguiça de mudar habitos que aprendeu com a mamae.
    Qustao voltada para o modismo? Putz!! è uma questao ética meu amigo, pura e simplismente.
    Algusn termos usados como pisar na grama, voce tá de sacanagem né? isso é falta de argumento ou o que?

    ResponderExcluir
  4. cara ... ética?
    ética com o que?

    não estou de sacanagem não .. você que deve estar de "sacanagem", o cerrado e mata atlantica .. amazonia ... tudo foi "detonado" por pasto ilegal... a lei existe só não existe a fiscalização .. então acaba resultando nisso ... extremismo e radicalismo meu jovem ... é a mesma coisa .. e pra mim .. você é um radical ignorante .. que acorda de manhã e toma seu leitinho tambem extraido de um gado em cativeiro .. em condições de confinamento ... ou então toma aquele suco de laranja... cuja colheita é feita com mão de obra praticamente escrava ...
    jovem evolua, creça se informe e comente ... o mau da modernidade é o excesso de informação e a falta de conheimento .. a vida não se baseia no seu twiter... creça!

    pare de andar de carro (isso inclui o transporte publico), pare de andar na rua pare de viver ... e seja "ecologicamente correto" ai sim ... você realmente vai fazer sentido pro planeta.

    ahhh .. pare de usar energia .. pois usinas geram lagos que acabam com o Habitat de várias espécies.

    tsc tsc tsc ...

    ResponderExcluir
  5. "Cadeia Alimentar?? Comer baleia e tartaruga tambem faz parte da cadeia alimentar, oras!!" pergunta isso pro tubarão. HUAhUAHuAuhUAuAUuAu
    a gente é topo de cadeia, idiota! pra algumas pessoas o organismo realmente nem.

    vc é só vegetariano ou vegan? sim, pq se vc for só vegatariano, me desculpa mas sua alimentação tb tem por traz a exploração animal.
    se vc é vegan, bem cientificamente vegatais tb são seres vivos rsrs então, se mata bicho... pq se vc for partir pra sua teoria vc vai morrer sem se alimentar, então se mata de uma vez que aí é menos uma pessoa no mundo, e nesses tempos de super população acho que não seria uma má idéia pra começar a ajudar a salvar o planeta né rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. nossa deixei uma frase ali incompleta rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Puxa...

    Ótimos argumentos, e por falar nisso, nao consumo nada de origem animal, ok?
    Faço tudo dentro do que posso, e nao participar de uma atividade que demanda imensos recursos, apenas para obtenção de um pedacinho de carne,leitinho com toddy ou qualquer outra secreção proveniente de animais, que inclusive, como voce disse, é recordista em mao de obra escrava, é o que posso fazer. Viver numa caverna infelizmente nao dá pra mim ainda, mas tudo tem seu tempo.

    Alias sou bem ignorante mesmo, coisa que me parece, voce tambem é. hahaha!! Vou continuar esperando as leis, novamente, regularem tal atividade e um orgao que realmente fiscalize de forma eficaz, mas enquanto isso nao largo meu bifinho!! kkkk

    Enquanto isso continuo tapando o sol com a peneira!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkk....sei que falar coisas assim realmente atingem o ego de pessoas que se julgam cuidar do meio ambiente apenas por separarem lixo em casa, o que é realmente uma coisa louvavel.
    Mas nao vim aqui para causar polemica, até porque faz com que as pessoas tomem uma ideia errada do veganismo, associando essa postura etica em relação a vida e o meio ambiente, claro que na medida do possivel, ao radicalismo o extremismo como aconteceu acima.
    Desculpem se fui grosseiro. Vegetarianismo é um assunto muito profundo e nao pode ser discutivo a niveis tao superficiais e pela internet.

    Valew!!!

    ResponderExcluir
  11. segundo o cheech and chong ... salve as baleias e matem as focas né?
    ahuhuauhahu

    meu jovem ... você faz da sua vida o que bem entender ... se acredita que ta fazendo seu melhor .. te apoio até a morte .. mas não faça do seu ideal de vida uma verdade absoluta para a humanidade ... pq não é.

    parabens pela sua dedicação de não usar nada animal .. mas indiretamente você participa dessas "atrocidades", bem vindo ao mundo!
    ;)

    um dia você cai na real ... estaremos lá e apoiaremos você.


    uma certa vez meu chefe me disse ... bom funionário não é aquele que aponta erros e sim o que tras soluções.

    levando essa verdade comigo... acredito que fará melhor ao planeta ajudando quem quer faze-lo melhor.

    um grande abraço comedor de rabanete... rabanete não tem sentimentos ... podemos comer.

    ResponderExcluir
  12. mandou bem na resposta, Jimmy.

    eu não sei ser tão cordial rs mas destaco 'mas não faça do seu ideal de vida uma verdade absoluta para a humanidade ... pq não é'

    ResponderExcluir
  13. Adoro animais humanos ironicos. E exatamente isso, rabenete nao tem sentimento, por isso como.

    Obrigado pelos conselhos master. Vou leva-los para o resto da vida. Acho que até vou voltar a me alimentar com cadaveres, o que tem desmatar mais 10 Ha para produzir ração e mais dois pra criar minha vaquinha? A amazonia é tao grande e ta tao longe mesmo... foda-se!!

    ResponderExcluir
  14. Concordo com você cidadão... é um assunto que só condiz a você praticante.

    Admiro a posição de vocês ... mas acredito que você não fala por todos .. e sim por você.

    conheço o veganismo... já estive vegetariano ... respeito ambos, o que você me fala não é novidade.

    se você acredita plenamente nisso .. continue colocando em prática ... é o que fazemos .. não mudamos nossas vidas para mudar o mundo ... isso é utopia.

    mas fazemos nossa parte de forma conciente .. e tentamos alertar as pessoas .. não temos como e não forçaremos ninguem a acreditar em nossos ideais, isso é extremismo, radicalismo.

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Nao entendi: não mudamos nossas vidas para mudar o mundo ... isso é utopia.

    Como assim? Quando voce divulga uma causa, como por exemplo, o lixo. Mesmo assim nao deixa de jogar lixo no chao ou separa seu lixo em casa??
    Se sim, voce responde sua pergunta, voce mudou sua vida e quer mudar o mundo, ou nao?

    Voce dá palestra, junta pessoal para recolher lixo, mas no fim da tarde joga uma lata de cerveja na margem do rio ou da praia?

    nao compreendo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. isso ta parecendo uma privada

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde membros, colaboradores e amigos do LunarMaria.

    Esse blog é um espaço democrático e aberto para discussões e exposições de idéias, desde que mantendo um bom nível de educação e respeito ao próximo e seus ideias seja ele quais forem.Sendo assim daremos por encerradas as discussões desse tópico.

    Críticas e sugestões ao Instituto, respeitando as premissas acima expostas, são sempre bem vindas. Discussões de caracter pessoal, ou de tópicos que não sejam foco de nossas discussões esperamos que sejam feitas via email pessoal.

    Agradecemos pela compreensão e participação de todos

    abraços,
    Instituto LunarMaia

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o Panta a respeito da posição dos ambientalistas em relação à proteção de algumas espécies e outras não. Tende-se a dá mais atenção a animais conhecidos como fauna carismática, que são mais facilmente reconhecidos pelo grande público. Gosta-se muito de proteger tartaruga, baleias, macacos, raias-manta, urso panda, urso polar, os meros... Pouco se faz pelos gatos siameses, os poodles, as lagartixas de parede, aos bem-te-vis,....e por aí vai.
    Mas a estratégia de utilizar esses animais para atingir o grande público é boa. Ao proteger as mantas o Instituto Laje Viva colabora para proteger a Laje de Santos, o Tamar ao proteger as tartarugas garante a preservação de muitas praias, ao proteger os micos dourados, protegemos a Mata Atlântica e por aí vai. E acho que nesse ponto é válido.
    Quanto ao mérito de não consumir a carne por questões éticas (exploração dos animais para satisfazer nosso prazer) não é uma idéia por mim ainda muito amadurecida. O contato com ao vegan me causou muita curiosidade e admiração por quem o pratica, dada a sua grande contribuição para a preservação do meio ambiente.
    No entanto, acho que essa não é a única forma de contribuirmos para a preservação do meio ambiente.
    Acredito que a questão de preservação ambiental é puramente cultural e social, portanto, é importante entender que somos culturalmente e socialmente diversificados ( os japoneses também). O Instituto LunarMaria “faz o que pode” para contribuir para o meio ambiente sadio e acredito que é válido, apesar de não ser ambientalmente correto em todas as frontes.
    Para finalizar, ao postar a respeito da Comissão Baleeira Mundial foi meramente para gerar informação e não foi nada vinculado a ideologia ou princípios do Instituto LunarMaria. O que gerou o post foi à indignação de que uma questão de interesse mundial esteja sendo rodeada de corrupção e interesses unilaterais.

    Abraços,
    Lucas

    ResponderExcluir
  20. O ataque é sempre uma resposta desesperada.
    não é panta?

    parabens pelo seu discurso ... o mundo realmente precisa de pessoas como você. (sarcasmo)

    -----------------------------

    Que bom que vocês do instituro respeitam as opiniões diversas, e conseguem ler essas asneiras e não desanimam do que fazem.

    Parabens pelas palestras e limpeza efetuadas... sei que não mudou muito o quadro da situação que se encontra o meio ambiente, mas vocês estão desempenhando um ótimo papel social.

    ResponderExcluir
  21. Panta, falo como menbro do instituto, e reforço o parecer do Lucas afirmando que nosso intuito é se preocupar com o meio em que vivemos e que usufruimos, a intenção do instituto não é se promover, não levantamos a bandeira do vegetarianismo e nenhuma outra filosofia de vida. apenas cuidamos daquilo que fazemos parte, do jeito que podemos.
    Susas criticas me fizeram pensar em uma coisa, convido você a participar de nossas reuniões e então fazer propostas que melhorem nossas ações, ja que notei que lhe incomoda o jeito que desenvolvemos elas.

    Obrigado pela sua participação no blog.

    ResponderExcluir
  22. oxi,

    nunca disse que a campanhas de voces me incomodam!! O Instituto tem um papel fundamental na educação. Fato inegavel!! Assim como todas as Instituições ligadas a conservação da biodiversidade.
    Minha questao foi em relação a reportagem, apenas e somente isso. Citei a forma como as pessoas compartimentam as coisas, matando uns e salvando outros.
    Por falar nisso, quando houver reunioes me chamem, vou adorar participar!

    ResponderExcluir
  23. Desculpe o mau entendido panta.
    É claro que esta convidado as reuniões, traga propostas :)

    Entre em contato pelo mail do instituro que responderemos a você e lhe informaremos sobre a proxima reunião de projeto.

    ResponderExcluir
  24. bicho, teve até recado excluido rsrsrs

    eu corcondo com o que lucas disse, mas acho que a primeira questao que ele colocou não foi bem o que foi abordado pelo panta não. e mesmo assim a abordagem dele foi de uma forma um tanto quanto incoveniente, vindo em um blog de um grupo de pessoas que procuram se engajar com as questões ambientes mas que comem carne sim, e pq não? seres humanos não são herbívoros. onde ele diz 'Acho que os ambientalistas que comem carne só a comem por falta de informação ou pura e simplismente preguiça de mudar habitos que aprendeu com a mamae', começou forçando muito.
    é minha opinião.

    ResponderExcluir
  25. Pois bem, acredito que faz sentido a questão levantada, porém temos que pensar de forma prática e menos juvenil...estamos falando de uma espécie que está sendo desimada e que virá a ser extinta caso algo não seja feito. Outra coisa, simplesmente ser panfletário dos direitos dos animais, e lutar em uma campanha para que nenhum animas seja explorado é direcionar energia para muitos focos, oq acaba perdendo força.
    Por tudo funcionar de uma forma holistica, o mundo é assim, cada ponto "isolado" afetado, afeta, em maior ou menor escala, todo o resto.

    O fato de não comer carne é uma opção (a meu ver) muito sábia, e não meramento falando sobre sofrimento ou não de animais, por questões de saúde, porém não devemos ser radicais ao ponto de querer ditar a regra de vida de outras pessoas, acho muito importante sua atitude, e faço força para que seja exemplo, porém não vamos virar doutrinadores, e sim, quiçá, exemplos, pois o "certo" é muito questionável, e devemos sempre dar espaço a escolhas, por mais que não concordemos com elas.

    ResponderExcluir
  26. ok ok ...
    para finalizar ... Salve as baleias, golfinhos, tartarugas, cães do mato, pardais, pombos, gatos, salamandras, ornitorincos, sapos-boi, lesmas, formigas, caracois, balanoglossos, mosquitos, aranhas,papagais, perequitos, andorinhas, cotovias...

    brincadeiras a parte... Salve o mundo e todos os homens de boa vontade.

    ResponderExcluir
  27. Galera,

    Nao quis criticar nenhum ambientalistas, o que quis foi só engrossar o caldo. A carne fez parte da nossa evolução como especie, pois o nao dominio da agricultura fez o homem necessitar de alimentos de todos os tipos, e pela seleção natural chegamos ao que somos hoje.
    Porem, hoje o consumo de carne é uma alternativa que desfavorece a evolução nao só do homem, e uma serie de outros animais, e p q?
    Hoje mais de 60% de toda produção de graos e vegetais MUNDIAL é destinada a alimentação animal que virará carne para consumo humano.
    Alem disso, a merda da vaca, porcos, galinhas ou qualquer outro tipo de animal vao direto para os recursos hidricos sem falar na uso indiscriminado de hormonios e antibioticos, que caem no lençõl freatico e que produzem nossas conhecidas super doenças como gripe aviaria e suina, entre outras.
    quero deixar claro que o vegetarianismo nao é a salvação do planeta, mas é uma opção muito mais responsavel perante GAIA.
    Nao vou entrar em meritos de sofrimento, senciocentrismo, escravidao, exploração animal, pois vejo muito preconceito ainda quando se falam destas questoes.

    ResponderExcluir
  28. ok, da minha parte não tomei nada como ofensa, talvez desinformação de ambos os lados.

    Sugiro uma participação jundo ao instituto, levantar questões e discuções práticas, expor pontos de vista...é sempre muito bom.
    :OD

    entre em contato pelo e-mail do instituto, caso seja do interesse.

    obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  29. Muito Bacana,
    Realmente o que interessa é o apoio mútuo.
    Jogar somente palavras no ar, criticando ações dos outros, é comodismo.

    O instituto LunarMaria, até hoje, não levantou questionamentos relacionados com a libertação animal. Acho que seria uma idéia muito interessante... Vamos trabalhar?

    ResponderExcluir
  30. Caramba!!

    Que bom que surgiu o interesse!!! Entrarei em contato!!

    Valew!

    ResponderExcluir
  31. acho legal, mas é esquisito pessoas que comem carne trabalhando em prol da libertação animal. a não ser que essas tenham o interesse de mudar seus hábitos alimentares.

    ResponderExcluir
  32. Eu acredito sim que os animais sentem dor e um longo sofrimento em cativeiros. E é ótimo que exista pessoas boas neste mundo, que luta para que pelo menos uma espécie de animal seja libertada deste tormento,se cada um pensasse assim...seria tudo melhor e não precisa ser inteligente para entender isso! É uma pena ler algumas mensagens postada aqui e saber que no século 21 ainda tem seres humanos que pensam de uma forma limitada, do estilo: ele faz, eu também faço... é, infelizmente mesmo com informações alguns não evoluíram!!!

    ResponderExcluir